Christian McBride Funchal Jazz Festival 2015

© Chi Modu

CHRISTIAN McBRIDE TRIO

 

PARQUE DE SANTA CATARINA

JUL 4  |  21:30

 

Christian Sands  piano

Christian McBride  contrabaixo

Jerome Jennings  bateria

Christian McBride - Ham Hocks and Cabbage
00:00 / 00:00

© 2014 Mack Avenue Records

Funchal Jazz Festival 2015

Christian Sands is a Steinway artist

Embora tendo emergido apenas nos anos de 1990, Christian McBride construiu já uma discografia como sideman - falamos, ao todo, de 315 discos - equiparável às de outros gigantes do instrumento, como Ray Brown ou Paul Chambers. É nesta qualidade que tem trabalhado com jazzistas tão renomados quanto Freddie Hubbard, Sonny Rollins, Milt Jackson, J.J. Johnson, Roy Haynes, Herbie Hancock, Chick Corea, Pat Metheny ou os seu próprios mestres, Ray Brown e Milt Hinton.

 

A sua enorme atividade como sideman não o impediu de desenvolver uma relevante carreira como líder, qualidade na qual conta hoje com 12 álbuns publicados, quer com o seu grupo elétrico, quer com o seu quinteto acústico, quer com a sua big band, por cujo disco “The Good Feeling” conquistou o último de 3 Grammy® com que até hoje foi premiado.

 

É por toda esta obra e pelas suas excecionais qualidades enquanto instrumentista virtuoso que Christian McBride se tornou, de forma bem destacada, no mais premiado contrabaixista da atualidade, tendo, para além dos 3 referidos Grammy®, angariado, só nos últimos anos (2010-2014), 6 primeiros lugares nas votações dos críticos da DownBeat, 3 nas da JazzTimes e 5 nas da Jazz Journalists Association.

 

Christian McBride criou um novo trio acústico, com o qual recentemente gravou o álbum “Out Here” e com o qual  abrirá, com Christian Sands ao piano e Jerome Jennings na bateria,  a última noite de concertos, no dia 4 de julho, no palco principal do Funchal Jazz Festival 2015.